Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Rota Scam

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Corf e apoio do Procon/DF, deflagrou a 2ª fase da Operação *Rota Scam tendo sido cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais localizados no Lago Norte, Asa Norte, Taguatinga, Santa Maria, Gama, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Guará/DF. A ação visou coibir a prática de crimes contra as relações de consumo (artigo 7º, VII da Lei 8137/90) e estelionato (artigo 171 do CPB), do Código Penal e organização criminosa (artigo 2º da Lei nº. 12.850/2013).

As investigações tiveram início em 2021, quando consumidores registraram ocorrências policias descrevendo práticas abusivas por parte de uma empresa de serviços automotivos, pois compareciam ao local para a troca de rodas e acabavam pagando valores exorbitantes por serviços alegados necessários. “Algumas vítimas informaram que se sentiram compelidas pelos funcionários das lojas”, acrescenta o coordenado da Corf/PCDF, delegado Wisllei Salomão.

Em maio do ano passado, a equipe da Corf, em ação conjunta com o Procon/DF, deflagrou a 1ª fase da citada operação, quando os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão. Um dos mandados foi cumprido na residência do proprietário da empresa e os outros dois em lojas situadas nas asas Norte e Sul de Brasília. Nesses locais, os policiais apreenderam vasto material e os respectivos estabelecimentos comerciais foram interditados pelo Procon/DF.

A partir da análise de todo o material apreendido, a investigação constatou a prática de crimes, principalmente, contra idosos e mulheres desacompanhadas. “As vítimas eram forçadas a autorizar a realização de serviços não necessários e com preços muito acima daqueles praticados pelo mercado. Tais delitos contavam com a participação e conivência de vários funcionários das empresas do mesmo grupo”, destaca o delegado Wisllei Salomão.

READ  PCDF deflagra Operação "Rottura"

A partir da conclusão dos fatos investigados, a equipe da Corf/PCDF realizou, nesta data o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em mais sete estabelecimentos comerciais da rede e quatro mandados nas residências dos responsáveis pelas empresas. “Caso os investigados sejam condenados, eles poderão ficar até 20 anos atrás das grades”, finaliza Salomão.

De acordo com os sistemas policias, existem cerca de 86 vítimas dessas empresas da rede contabilizadas até a presente data.

Mais informações durante coletiva hoje (4), às 15h, no auditório do Departamento de Polícia Especializada—DPE, localizado no Complexo da PCDF, ao lado do Parque da Cidade – Sudoeste – Brasília/DF.

Prezados jornalistas, favor portar crachá de identificação para acesso às dependências físicas e unidades policiais da PCDF.

*Rota Scam— termo em latim, que significa roda fraudada.

Assessoria de Comunicação/DGPC

Nossa missão é investigar!

Fonte: Policia Civil DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA