Espírito Santo

Profissional essencial para elucidação dos casos: dia 28 de julho é celebrado o Dia Estadual do Investigador de Polícia

Publicado

em


Alheio a todas as adversidades e perigos, os investigadores de polícia trabalham arduamente em campo e, por vezes, no meio criminoso, em busca de indícios criminais e de informações que levem à descoberta do protagonista do crime e o paradeiro desse. No Espírito Santo, o dia 28 de julho, consolidado na Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, foi escolhido como uma data para homenagear estes profissionais predispostos a trabalhar com instinto para conseguir superar qualquer contratempo. 

O investigador de polícia atua com investigações de campo, em busca de testemunhas e informações que colaborem com a apuração de crimes, identificação de suspeitos e de quaisquer outras provas que subsidiarão os inquéritos policiais, com a finalidade de que os autores de crimes sejam devidamente identificados, processados, julgados e condenados. 

O trabalho destes profissionais é imprescindível, pois resulta na elucidação de diferentes crimes e, consequentemente, contribuindo para a redução dos índices de violência e criminalidade no Espírito Santo. Esse trabalho encontra respaldo e incentivo no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que, neste ano, aumentou o número de vagas para o posto de investigador de polícia no concurso público que está em andamento. O Governo do Estado anunciou a ampliação de 60 para 150 vagas para investigador, um aumento de mais de 50%.    

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, parabenizou a categoria pelo dia e destacou a importância da atuação dos investigadores de polícia nas atividades desempenhadas pela Polícia Civil (PCES). 

“A função do investigador é uma função extremamente importante no conjunto da Justiça Criminal. É aquele profissional que tem faro, que investiga e produz as informações. Que, junto do delegado de polícia, produz as provas que devem ser coletadas no inquérito policial. Quero parabenizar a todos os nossos investigadores pelo exímio trabalho que desenvolvem em defesa da sociedade capixaba”, ressaltou o delegado-geral da PCES.

READ  COMISSÃO ORGANIZADORA DA VI SEMANA ESTADUAL DE COMBATE AO FEMINICÍDIO PROMOVE REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Arruda deixou um recado aos futuros profissionais dessa categoria de que não devem perder a esperança de dias melhores. “Desejo que os investigadores e futuros investigadores se dediquem ao máximo e façam cada um a sua parte, sempre com respeito ao próximo, honestidade e confiança”, pontuou.

Texto: Olga Samara

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA