Paraíba
Polícia Civil registra média de 2.500 boletins por dia através da Delegacia Online
Entre os dias 1º de março a 16 de abril deste ano, a Polícia Civil da Paraíba registrou 117.265 boletins de ocorrência por meio da Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br).
O número representa uma média de 2.549 atendimentos virtuais por dia. A maioria das ocorrências é relacionada a extravios de documentos e objetos.
Em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, a Polícia Civil ampliou o serviço da Delegacia Online para que as pessoas não precisem sair de casa para registrar Boletins de Ocorrência (BO) e possam cumprir o isolamento social recomendado por governos e autoridades em saúde.
Por meio da internet, os cidadãos podem comunicar ocorrências de qualquer natureza, desde que não sejam urgentes e não precisem de perícias e nem de rápida intervenção da polícia. Nestes casos, o cidadão precisa comparecer nas delegacias físicas, que continuam funcionando.
A Delegacia Online já existia antes do início da pandemia. E atendia apenas casos de perdas e extravios de documentos e objetos, acidente de trânsito sem vítima, furto, desaparecimentos e localização de pessoas.
No entanto, a Polícia Civil ampliou os atendimentos para proteger a população do coronavirus. O trabalho foi resultado de esforço feito pela corporação com a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).
Com a ampliação, passaram a ser comunicados via online outros fatos, como casos específicos de violência doméstica contra a mulher (para casos sem violência física ou sexual, como ameaça, injúria, calúnia e difamação), e ocorrências sem crimes, como abandono de lar, bloqueio de veículos, desacordos comerciais e evasão hospitalar
Os registros são analisados e encaminhados para apuração, de acordo com a natureza do caso. Os comunicantes recebem os BO’s por e-mail.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil da Paraíba