Rio de Janeiro

Polícia Civil prende nove pessoas e desarticula quadrilha que aplicava golpe do falso empréstimo consignado em São Gonçalo

Publicado

em

Policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo) prenderam, nesta segunda-feira (23/01), nove pessoas em flagrante que faziam parte de uma organização criminosa que aplicava golpes do falso empréstimo consignado. A ação aconteceu após informação do Disque Denúncia.

Os agentes foram acionados para verificar uma ocorrência, no Centro de São Gonçalo, em que uma empresa de fachada aplicava os golpes em aposentados e pensionistas. Os policiais foram ao endereço citado e encontraram um “call center”, onde os investigados trabalhavam, ofereciam empréstimos consignados e renovação de contratos por meio de contatos telefônicos.

De acordo com a 72ª DP, a quadrilha consultava um banco de dados de clientes bancários, analisava empréstimos e enganava as vítimas com supostas vantagens financeiras, afirmando que o valor do empréstimo seria refinanciado com juros menores e diminuindo a cada parcela. 

No entanto, os valores não eram creditados na conta dos clientes ou quando eram, eles aceitavam devolver o valor e ficavam com uma parte pequena do empréstimo. Em troca, a quadrilha firmava o compromisso de pagar as parcelas vencidas. Posteriormente, após duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar as parcelas e a vítima ficava com toda a dívida, que aumentava conforme os juros e a correção monetária.

Durante a ação, os agentes também apreenderam anotações sobre a movimentação financeira do grupo e um passo a passo do modo de operação da quadrilha, como uma espécie de roteiro de como as atendentes deveriam agir para convencer a vítima a aceitar os empréstimos.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos no golpe.

Fonte: Policia Civil RJ

Comentários do Facebook
READ  Acusado de tentativa de homicídio é preso em Campo Grande
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA