Espírito Santo

Polícia Civil prende líder de associação criminosa do 'golpe do Pix'

Publicado

em

A equipe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) prendeu, na última sexta-feira (6), um homem de 24 anos apontado como líder de uma associação criminosa especializada em extorsão com restrição da liberdade. A associação agia em diversos bairros de Vitória, com foco maior no bairro Jardim da Penha, abordando as vítimas e exigindo que fizessem uma transferência, via Pix, para serem liberadas.

O resultado das investigações e a informação sobre as prisões foram apresentados em coletiva de imprensa que ocorreu, nesta quarta-feira (11), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, parabenizou as polícias Civil e Militar por essa operação conjunta, por afastarem esses criminosos violentos das comunidades e pela ação rápida. “Não vamos permitir que essas atividades criminosas continuem no bairro de Jardim da Penha”, disse.

O chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais, delegado Gabriel Monteiro, ressaltou que o crime era cometido por uma quadrilha que abordava as vítimas dentro dos veículos delas, ameaçando e exigindo as senhas dos cartões de crédito. Os criminosos se dirigiam até um shopping para gastar o dinheiro e também exigiam uma transferência, via Pix, para que as vítimas fossem serem liberadas.

Após identificações e buscas, o Deic descobriu onde morava o mandante e atuante do crime. A equipe policial se dirigiu à residência do suspeito e o prendeu, por volta das cinco horas. “O indivíduo apontado como o executor conseguiu fugir da polícia e, à tarde, estava cometendo novamente esse crime, no intervalo de cinco ou seis horas após a gente tentar prendê-lo”, informou o delegado Gabriel Monteiro.

Com a ajuda dos policiais militares, o outro fugitivo foi preso em flagrante. O comandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo, major Isaac Rubim, ressaltou a ajuda que a comunidade vem dando nesses crimes, ao denunciar.

“Um membro da comunidade de Jardim da Penha suspeitou ao ver um ato estranho de uma senhora entrando no carro com quatro homens. Ele informou a Polícia Militar por ligação e nos enviou imagens do crime. Rapidamente, a informação foi compartilhada com os órgãos de segurança pública. Quatro criminosos foram presos, três pela Guarda Municipal de Vitória e o outro foi encontrado dentro de uma caixa de esgoto”, disse o major Isaac Rubim.

Ao todo, foram identificados seis suspeitos. O autor intelectual de 24 anos foi detido pela equipe do Departamento Especializado de Investigações Criminais. O executor de 24 anos foi detido pela equipe da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar. Outros três suspeitos de 17, 18 e 28 anos foram detidos pela Guarda Municipal de Vitória.

Um sexto suspeito dessa organização criminosa, uma mulher de 23 anos, se encontra foragida. As investigações continuarão para a localização de mais suspeitos.

Texto: Marcus Vinícius Gonçalves, Estagiário – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

READ  PCDF prende integrantes de grupo acusado de roubo com restrição à liberdade

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]

 

Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara 
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

Fonte: Polícia Civil ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA