Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Profugo e prende líder de organização criminosa de tráfico de drogas

Publicado

em


A Polícia Civil do DF, por meio da Coordenação de Repressão às Drogas – Cord, deflagrou a Operação Profugo, que significa fugitivo em italiano. Em cumprimento a mandado de busca e apreensão, emitido pela 5ª VEDF, a Cord desarticulou uma das maiores organizações criminosas de tráfico de drogas da região norte e entorno do DF. O líder dessa organização foi preso.

Trata-se de investigação decorrente de ação conjunta entre a Cord e o MPDFT cujo objetivo principal é atingir as grandes lideranças do narcotráfico do DF. Dessa forma, há uma atividade cooperativa entre as instituições responsáveis pela persecução penal e com atribuição investigativa.

Em 2018, foi registrada uma denúncia anônima em desfavor desse líder quando ele ainda residia no entorno do DF. De acordo com a denúncia, ele estava ligado aos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e explosivos, no Jardim Paquetá – Planaltina/GO. E também como responsável por abastecer outros traficantes de Planaltina/GO e do Distrito Federal. Além de possuir várias armas de fogo, como pistolas e silenciadores, que são utilizados para se proteger de outros traficantes, pois segundo comentários ouvidos por pessoas ligadas a ele, o mesmo estaria envolvido na “guerra dos milhões”, com outros traficantes da região.

A denúncia também cita a existência de relação desse líder com traficantes do Paraguai, onde também teria um imóvel, assim como com assaltantes de caixas eletrônicos, por isso teria explosivos enterrados dentro do lote dele.

Em 2020, teve início investigação desenvolvida pela Cord, contudo, não foi possível prosseguir com os trabalhos porque o conduzido estava escondido em cidades da região do entorno do Distrito Federal, tais como Planaltina de Goiás e Formosa. Recentemente, novas informações deram conta que o conduzido voltou a residir no Distrito Federal, mais precisamente na cidade Planaltina/DF, no bairro conhecido como Vale do Amanhecer.

READ  Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em Rio Bananal

Com base nessas informações preliminares, equipe da Cord efetuou diversas diligências na região norte do DF para identificar os imóveis utilizados pelo representado. Foi possível verificar a movimentação do traficante em duas residências em Planaltina/DF. A equipe da Cord presenciou quando o criminoso saiu de uma garagem de uma residência no Vale do Amanhecer/DF. O endereço dessa residência é o imóvel onde o conduzido residia quando foi capturado, nesta data.

O representado ainda foi visto pela equipe da Cord em outra residência também no Vale do Amanhecer. Esse seria o local onde o criminoso escondia a droga com a ajuda de associados.

WhatsApp Image 2021 12 13 at 08.14.05

Cumprimento do Mandado
Em uma residência no Vale do Amanhecer, foram localizados 37 kg de Skank; 500 gramas de cocaína; dez quilos de maconha; munições calibre .380, .38 e 9mm e um carregador de 9mm vazio dentro de um baú. Os policiais permaneceram no local e realizaram, posteriormente, a captura de um indivíduo procurado no Estado da Bahia por dois roubos (dois mandados de prisão em aberto).

O líder da organização criminosa foi preso no Vale do Amanhecer/DF, Planaltina/DF, em uma residência que parecia uma fortaleza, com altas grades e forte esquema de segurança, assim como dois cães Rottweiler.

A Cord teve acesso a um vídeo postado em redes sociais onde o criminoso realizou disparos de arma de fogo para o alto com uma pistola com seletor de rajadas.

Assessoria de Comunicação/DGPC
#PCDFemAção
PCDF, excelência na investigação.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA