Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Fake Pix e prende trio especializado em golpes

Publicado

em


Nessa quarta-feira (2), a PCDF, por meio da 38ª DP, deflagrou a operação Fake Pix e prendeu em flagrante dois homens, de 32 e 29 anos de idade, e uma mulher de 30 anos, pelos crimes de associação criminosa e estelionato.

A ação policial foi deflagrada às 18h, após os proprietários de uma loja situada na Rua 06 de Vicente Pires informarem que, horas antes, haviam sido vítimas do golpe do Falso Pix e que naquele momento havia uma mulher no estabelecimento atuando com o mesmo modus operandi, ou seja, tentando aplicar a mesma fraude.

Segundo relatado, por volta das 15h20, a sócia da loja tomou conhecimento de uma venda que havia sido realizada por volta das 15h07min por uma funcionária, através da qual o cliente efetuou o pagamento via PIX. A venda foi realizada no valor de R$ 1.211,00) tendo o cliente mostrado o comprovante para a caixa, a qual tirou uma fotografia do comprovante e, acreditando que o pagamento havia sido creditado na conta da empresa, autorizou que o cliente saísse da loja com as mercadorias supostamente compradas.

Na ocasião, o autor levou dois óculos escuros da marca Ray-Ban, algumas peças de roupa de marca, um brinquedo infantil e duas tiaras infantis.

Desconfiada da compra realizada, a sócia olhou a fotografia do comprovante apresentado pelo cliente, tendo verificado que a agencia bancária da loja estava errada. E,em seguida, ao conferir o extrato da conta da loja, verificou que o dinheiro não havia sido creditado.

A dona da loja telefonou para o gerente do banco e teve a confirmação de que não havia sido feita nenhuma tentativa de pagamento ou de estorno de pagamento na conta bancária da loja.

READ  Polícia prende em Duque de Caxias mulher condenada por porte de granada

Duas horas depois, por volta das 17h40min, uma outra cliente entrou na loja e passou a atuar com o mesmo modus operandi do golpe, tendo a cliente tentado comprar, através de Pix, uma bolsa da Chanel e um óculos da Tiffany, no valor de R$ 3.990,00 e noventa reais.

Atentos pelo crime que haviam acabado de sofrer, os funcionários da loja não autorizaram a saída da cliente, até a confirmação do pagamento, quando notaram que o comprovante apresentado pela mulher também estava com a agencia e a conta bancária diferentes dos da loja e que o comprovante constava em nome de terceiro e diverso da cliente.

Após confirmarem que o valor do PIX não havia sido creditado na conta da empresa, informaram os fatos aos policiais da 38ª DP.

No local, os policiais civis deram voz de prisão para a mulher e, quando deixavam a loja, um veículo VW/Gol, de cor branca, saiu em atitude suspeita, tendo se evadido, deixando o para-choques para trás.

Houve perseguição policial ao veículo e comparsas da mulher foram abordados. No interior do carro, foram encontradas uma bermuda e uma camiseta que haviam sido produto do crime de estelionato ocorrido anteriormente.

“O acusado do crime de estelionato ainda não foi localizado e identificado. Por tal motivo, estamos divulgando suas imagens para que as pessoas possam denunciar e informar sobre seu paradeiro e identidade”, destaca o delegado-chefe da 38ª DP, João Ataliba Neto.

Fora ainda apurado que um dos homens detido havia induzido e instigado a mulher a participar do crime, tendo lhe prometido uma parte do proveito obtido com a prática ilícita.

Os homens detidos se encontram em prisão domiciliar. Ambos possuem condenações criminais. Um deles possui antecedentes por receptação, injuria, roubo e tráfico de drogas. O outro possui passagem policial por tentativa de homicídio. A mulher não possuía antecedentes policiais.

READ  PCDF prende homem acusado de estelionato e furto

Eles foram presos por associação criminosa e por dois crimes de estelionato, um consumado e outro tentado. Somadas, as penas podem alcançar os 16 anos de prisão.

Assessoria de Comunicação/PCDF

Nossa missão é investigar!

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA