Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Esculápio

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira (25/05/2022), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção – DRCOR/DECOR, deflagrou a Operação Esculápio, que tem por objetivo apurar a prática de delitos por um grupo criminoso composto por ao menos dois médicos que supostamente realizavam a comercialização de atestados médicos com informações inverídicas.
O grupo em questão utilizava-se da estrutura física de uma associação para realizar a comercialização de atestados médicos que possibilitavam afastamentos de empregados sem justa causa e concessão indevida de diversos benefícios, tais como a obtenção de isenção de transporte público interestadual.
Além disso, os indícios já coletados apontam que no mesmo local em que eram comercializados os atestados também era ofertado aos pacientes os serviços de advocacia para que conseguissem obter judicialmente a aposentadoria junto ao INSS, valendo-se dos laudos médicos fornecidos.
Após receber a denúncia, a PCDF empreendeu diligências tendo sido colhidos diversos elementos que indicam que os investigados se organizaram para efetuar a venda de atestados médicos, bem como viabilizar a utilização deste para obtenção de benefícios indevidos.
Diante de tal fato, foram cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão, em regiões diversas do Distrito Federal, expedidos em desfavor do núcleo principal de investigados, composto pelos dois médicos, uma pessoa que secretariava o trabalho destes.
Por conta dos indícios colhidos até o momento, os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade de atestado médico, fraude processual dentre outros que devem ser melhor apurados.
Vale ressaltar as investigações continuam no sentido de atingir também os pacientes que utilizaram dos atestados fornecidos para obterem benefícios e outros médicos que praticam conduta similar.
A Operação Esculápio foi assim batizada em razão deste ser o nome atribuído ao Deus da medicina na mitologia grega.
Por se tratar de investigação ainda em andamento, não haverá entrevista coletiva ou atendimento à imprensa.
Assessoria de Comunicação/DGPC
#PCDFemAção
PCDF, excelência na investigação

READ  Deam II apreende facas em casa de homem que perturbava vizinha

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA