Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Baco para reprimir o tráfico de drogas sintéticas

Publicado

em


A Polícia Civil do Distrito Federal — PCDF, por intermédio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco), deflagrou, na manhã de hoje (1º), a Operação Baco. A ação objetivou reprimir o tráfico de drogas sintéticas no Distrito Federal e cidades do entorno.

 Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Águas Claras, Guará, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Vicente Pires, Jardim Botânico, Luziânia e Águas Lindas. No decorrer das buscas, foram localizadas vários tipos de drogas— ectsasy, maconha e haxixe—, além de uma estufa para plantação de maconha, o que ensejou a lavratura de autos de prisão em flagrante por crimes de tráfico de drogas.

A operação de hoje configura-se a terceira fase de investigação realizada pela Draco, desde o ano de 2019, com o objetivo de conter o avanço da distribuição de drogas sintéticas, sobretudo em bares e festas da capital.

A primeira fase, realizada no mês de maio de 2019, denominada Tridente, buscou identificar e prender os traficantes responsáveis por realizar o contato com os produtores das drogas, residentes no Estado de Santa Catarina, e o posterior transporte ao Distrito Federal. Nessa fase, foram cumpridos 22 mandados de prisão e 28 mandados de busca nos Estados de Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal e realizada a apreensão de mais de 8 mil comprimidos de ecstasy.

 A segunda fase, deflagrada no mês de fevereiro de 2020, intitulada Poseidon, voltou-se à prisão de fabricantes dessas drogas, com o cumprimento de mais 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão, novamente em Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal, sendo que o líder do grupo já havia sido preso, um mês antes, transportando 210 kg de cocaína.

READ  15ª DP deflagra operação de combate ao tráfico de drogas

Nessa terceira fase, as investigações voltaram-se aos traficantes responsáveis pela comercialização das drogas em bares e festas e pelo serviço de entrega em domicílio (delivery), oferecido pelo grupo, que irá responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, podendo ser condenado a penas que somam mais de 30 anos de reclusão.

A Operação Baco que teve apoio dos Departamentos de Polícia Especializada (DPE) e Circunscricional (DPC) e de Atividades Especiais (DEPATE)— contou com a participação de 160 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia.

Assessoria de Comunicação/DGPC

#PCDFAgora

#PCDFemAção

PCDF, a nossa missão é investigar!

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA