Espírito Santo

Papo Responsa retoma atividades presenciais em escolas públicas e particulares

Publicado

em


O Projeto Papo de Responsa, desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), retomou as visitas às escolas da Grande Vitória, depois de um ano e meio de suspensão, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Nesta semana, o projeto visitou uma escola municipal em Cobilândia, Vila Velha, e outra, particular, no mesmo município.

Por meio do Projeto Papo de Responsa, crianças, adolescentes e jovens recebem a visita de policiais civis que dão palestras sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência.

Coordenador do projeto, o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio Junior, explicou que o principal objetivo é orientar as crianças e jovens, para que se tornem adultos retos.

“Não existe coisa mais triste do que conduzir um menor pra delegacia. O jovem envolvido com crimes, dependente químico. É um futuro que foi perdido, é alguém que tinha tudo pela frente e se perdeu no caminho. O Papo de Responsa busca levar para esses jovens conhecimento e orientação, para que eles trilhem o caminho do bem”, afirmou.

Em 2019, o Papo de Responsa atendeu quase 28 mil alunos na Grande Vitória. Em março de 2020, quando o mundo foi assolado pelo novo Coronavírus, as reuniões presenciais foram suspensas e o projeto recomeçou em julho, no formato on-line. Apesar da continuidade, os encontros virtuais se tornaram um desafio, pois muitos jovens atendidos pelo Papo de Responsa vivem em situação de vulnerabilidade social, com dificuldades para acesso a internet. Por isso, poder retomar as palestras presenciais é de extrema importância.

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares, igrejas, instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. As palestras são elaboradas de acordo com a necessidade do grupo e a idade dos ouvintes. O projeto atende desde crianças do Ensino Fundamental até jovens universitários.

READ  Nomeados no concurso da Polícia Civil iniciam suas atividades em 1º de dezembro

Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873, e falar com o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória, que faz parte da equipe do projeto.

Expansão

Para 2022, o objetivo é ampliar a cobertura do Projeto Papo de Responsa, criando células multiplicadoras de conhecimento no interior do Estado. “Onde houver uma delegacia, poderá existir um núcleo do Papo de Responsa”, pontuou o delegado.

Para tanto, o coordenador explica que pretende capacitar policiais que atuam no interior do Estado, para que reproduzam os diálogos já realizados na Grande Vitória. Qualquer policial civil interessado em ser um propagador do Projeto pode solicitar mais informações pelos telefones do Projeto: (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]

Atendimento à Imprensa:

Matheus Zardini/Camila Ferreira

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA