Distrito Federal

CORD deflagra operação TRATTO BUIO

Publicado

em


A PCDF, no dia 23 de fevereiro, por meio da CORD, deflagrou a Operação TRATTO BUIO. O nome se refere à tradução literal do termo “TRECHO ESCURO”, do italiano, pois a rota (TRECHO, expressão do linguajar dos viajantes e caminhoneiros) utilizada pelos traficantes passa por estradas estaduais dos estados de Goiás e Mato Grosso, algumas delas contam com pouca fiscalização policial, dada a enormidade das citadas unidades federativas e baixíssima cobertura do sistema de telefonia celular e internet.

A operação policial ocorreu após a CORD/PCDF ter recebido informações sobre a utilização de um veículo do tipo caminhonete com carroceria preparada para manutenção elétrica, semelhante às utilizadas por concessionárias de serviço público de energia elétrica, que seria utilizada por traficantes do Mato Grosso e do Distrito Federal para transportar grande quantidade de drogas entre os dois estados.

A partir dessa notícia, foram realizadas diligências policiais no DF e entorno por esta coordenação e em outros estados da Federação pela PRF e pela Delegacia de Repressão à Drogas da PCMT (DRE) visando identificar o veículo suspeito, o que de fato ocorreu, dadas as peculiaridades dele.

Na data de 21/02/2022, foi identificada movimentação de retorno do veículo suspeito que foi monitorado pela CORD, PRF e DRE/PCMT. Entretanto, após pararem por diversas vezes durante o trajeto, no dia 23/02/2022, o veículo em questão, qual seja, uma caminhonete Toyota Hillux, cor branca, com carroceria nos mesmos moldes de veículos de manutenção de rede elétrica, continuou seu deslocamento para o Distrito Federal.

Assim, na mesma data, equipes de policiais civis da CORD, com apoio da PRF, realizaram a abordagem do veículo na BR 080, KM 91, município de Dois Irmãos, nas proximidades de Padre Bernardo – GO. Após receber voz de prisão e ser informado de seus direitos constitucionais, o conduzido manifestou-se em permanecer em silêncio.

READ  Operação da PCGO combate desvio, adulteração e comércio ilegal de combustível

O preso foi conduzido até a CORD onde foi autuado em flagrante incurso no art.33 caput c/c art. 40, inc. V ambos da lei 11.343/06. A droga foi encaminhada ao IC para exame preliminar que constatou tratar-se de cloridrato de Cocaína em quantidade de 99 Kg de cocaína do tipo escama de peixe e 107 Kg de pasta base.

Pode-se afirmar que a presente ação resultou na maior apreensão da PCDF, de cocaína/pasta base dos últimos 10 anos.

A quantidade de droga apreendida poderia render ao grupo criminoso a astronômica quantia de mais de R$30.000.000,00 (trinta milhões de reais).

ASCOM/DGPC

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA