Paraíba

Saiba qual região da Paraíba apresenta o melhor índice de elucidação de homicídios e prisão dos suspeitos

Publicado

em


No dia 10 de junho de 2021, Antônio de Araújo, 58 anos, e Renan Rafael de Araújo, 19 anos, – pai e filho – foram mortos a tiros na zona rural de Puxinanã (PB), quando saíam de casa para trabalhar. Em menos de 20 dias, a Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu um adolescente suspeitos de participação no duplo assassinato. O ‘menor’ apreendido detalhou como cometeram o delito.

 

No último domingo, 12 de dezembro, um homem foi atropelado de forma intencional pelo condutor do carro, no município de Matinhas (PB). A vítima não resistiu aos ferimentos. Em menos de 48 horas após o fato, a Polícia Civil prendeu o homem apontado como autor do crime.

 

Os dois casos foram investigados pelas equipes da 12ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (12ª DSPC), que fica sediada no município de Esperança e abrange mais dez cidades circunvizinhas, e são mencionados aqui de forma emblemática para destacar o desempenho daquela Seccional, neste ano de 2021.

 

Pelo menos de janeiro a julho deste ano, a região polarizada pela 12ª DSPC apresenta, até o momento, os melhores índices nos quesitos “elucidação de homicídios e prisão dos suspeitos”. 

 

O êxito chega a 50% dos casos com investigados presos. De acordo com o delegado seccional Cristiano Santana, os dados refletem um cenário muito bom, principalmente quando comparado às estatísticas nacionais.

 

“Observe que estamos falando de ‘elucidação + prisão’. Muitas vezes, a polícia elucida o crime, ou seja, sabe quem cometeu o delito, mas por motivos diversos não consegue prender o autor. E assim sendo, elucidar e prender exige um trabalho redobrado. E lembrando: o período em análise é somente os sete primeiros meses deste ano”, explicou o delegado.

READ  Segurança da Paraíba recebe peritos criminais da Senasp para tratar de identificação balística automatizada

 

Segundo Cristiano, foram 18 registros de assassinatos no período em análise, dos quais 15 foram elucidados, e em nove casos, os investigados foram presos. “As investigações continuam para chegarmos aos autores dos outros homicídios”, completou Santana.

 

A 2ª DSPC abrange 11 municípios: Esperança (sede), Areia, Remígio, Algodão de Jandaíra, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Areal, Montadas, Puxinanã e Pocinhos.

Assessoria de Comunicação. Polícia Civil da Paraíba

 

Fonte: PC PB

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA