segunda, 27 de maio de 2019

Acidentes nas estradas de Minas mataram 52 pessoas em 19 dias de férias - média de 2,6 óbitos por dia

Acidentes nas estradas de Minas mataram 52 pessoas em 19 dias de férias -  média de 2,6 óbitos por dia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Acidentes nas estradas de Minas mataram 52 pessoas em 19 dias de férias - média de 2,6 óbitos por dia

Julho terminou ontem com a triste marca de pelo menos 62 mortes registradas em 25 acidentes nas estradas mineiras, segundo levantamento preliminar do Estado de Minas. Em menos de 48 horas, nos dois últimos dias do mês, na volta do recesso escolar, foram 11 óbitos em quatro ocorrências. Desde 13 de julho, uma sexta-feira, quando o fluxo de veículos começou a aumentar em função das férias de meio de ano, pelo menos 52 pessoas morreram, o que significa média de 2,6 óbitos a cada dia em rodovias federais e estaduais que cortam Minas.

O mais grave acidente de ontem foi na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Três pessoas tiveram morte instantânea na batida do Fox em que estavam, com placas de Boituva (SP), com dois veículos de carga. O acidente ocorreu no Km 438, perto da Cotochés.

“Pela dinâmica do trauma e relatos dos motoristas dos veículos de carga, o condutor do carro foi ao encontro da carreta. Ele não tentou voltar para a pista dele nem dar um golpe na direção”, explica o aspirante Leandro de Oliveira Pereira, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros. “Isso mostra que o motorista perdeu o controle do veículo, dormiu na direção ou passou mal”.

Ao invadir a contramão, o carro bateu de frente com uma carreta, rodou na pista e colidiu lateralmente em outro veículo de carga. Conforme o aspirante Leandro, todas as vítimas usavam cinto de segurança e os airbags abriram, mas a colisão lateral causou fraturas e ferimentos que levaram à morte. Além disso, o veículo ficou bastante compactado, prendendo as vítimas às ferragens.

Na tarde de ontem, na MG-432, em Esmeraldas, na Grande BH, duas pessoas morreram quando um caminhão tombou sobre dois carros. O acidente foi no trecho que liga a cidade a Ribeirão das Neves. O veículo de carga estava transportando areia. Na MG-434, que dá acesso a Itabira, Região Central, pelo menos uma pessoa morreu na capotagem de uma caminhonete, próximo ao trevo da BR-381.

(EM)